segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Confecção do novo Estandarte do Carnaval de Zé Puluca segue firme


Pelas mãos do renomado artista olindense Claudionor Filgueira, está sendo confeccionado o novo Estandarte do Carnaval de Zé Puluca. Através de suas mãos, já foram e estão sendo também criados os Estandartes dos Blocos da Pitombeira dos Quatro Cantos, Ceroula, Maracambuco, e Elefante de Olinda.  

Agora a vez é do Carnaval de Zé Puluca, Agremiação Carnavalesca essa da Cidade de Bom Conselho, que terá em seu estandarte os finos bordados artísticos de Claudionor Filgueira. No 4º ano de sua existência o CARNAVAL DE ZÉ PULUCA comemorará BODAS DE CERA, FLORES E FRUTAS. Cada peça esta sendo confeccionada dentro dos mais minuciosos detalhes. Garantindo assim a exposições dos principio culturais defendidos pela AMABC. O novo Estandarte, representará a rica cultura carnavalesca do festejo das homenagens. Bandeira essa que homenageia a memória do saudoso maestro Zé Puluca. Cada peça está sendo confeccionada a fios de ouro, destacando os elementos simbólicos que reluzirá os valores defendido pela Associação dos Músicos de Bom Conselho, entidade essa responsável pela realização da melhor folia pré-carnavalesca do agreste pernambucano. 

O Anjo representa a devoção divina. A Lira musical, o oficio do maestro José Duarte Tenório. As Garças, legítimos pássaros migratórios, presente na diversidade da natureza viva bonconselhense. As Máscaras do riso, principal marca que transcende a alegria momesca da Folia de Puluca. A Coroa simboliza a rica cultura dos reinos dos quilombos existentes no passado, e com eles a inigualável riqueza cultural trazidas de diversas partes do Continente Africano. As folhas douradas, a riqueza da mata atlântica presente em Bom Conselho. A Estrela representa o brilho transformador de cultura que a cada ano desperta novos adeptos ao festejo de Puluca. E por fim entre os bicos das garças, as inicias letras simbólicas do Mestre Ariano Suassuna, Patrono do Carnaval de Zé Puluca.