Translate

domingo, 31 de maio de 2020

Rumo a Rota dos Gigantes Europeus (FLOBECQ)

Desfile Les Géants de Flobecq
Vista aérea de Flobecq
Por: Carlos Alberto
 
Nossa jornada Rumo a Rota dos Gigantes Europeus, entre os territórios Franceses e Belga nos levam ao município de Flobecq. Em 1 de janeiro de 2008, Flobecq tinha uma população total de 3.287 habitantes. com uma área total de 23,00 km², o que dá uma densidade populacional de 143 habitantes por km². Flobecq é uma vila turística. Todos os anos, na sexta-feira mais próxima a 17 de janeiro, há uma festa local maravilhosa, baseada na adoração de Santo Antônio.

Georges Delizee
Terra do escritor e jornalista Georges Delizee, localizado na fronteira com a Flandres Oriental. Fronteira essa linguística onde francês e holandês foram estabelecid, o povoado de língua holandesa de La Houppe não foi incluído na Flandres, mas mantido em Hainaut, o que explica por que Flobecq é um município de língua francesa com "instalações" para falantes de holandês. Esse status impediu a fusão do Flobecq com alguns municípios vizinhos. Flobecq é conhecida por sua fazenda de caracóis e sua caminhada gigante sobre palafitas, a única desse tipo na Bélgica. Em La Houppe, a cabana conhecida como cabane Sylvie era um local popular de caminhada para visitar o eremita que viveu lá até 1928. No início do século XX, Flobecq era famosa por suas cervejarias familiares, como Jouret, Loix e Voisin, as últimas tendo ativo até 1980.
Les Géants de Flobecq
Martin Deroose
Na linda terra dos Les Géants de Flobecq a um trabalho extraordinário de preservação cultural através dos bonecos gigantes, militado pelo jovem Martin Deroose, que junto com sua diretoria de amigos, há mais de uma década vem divulgando a cidade a sua terra natal (Flobecq) em toda Europa. Martin é um entusiasta da biografia do saudoso escritor e jornalista, Georges Delizee, e um devoto aos conceitos religiosos de São Francisco. Anualmente os gigantes de Flobecq participam dos principais roteiros de festividades em boa parte da Europa.    

Les Cochons Dingues de Flobecq
Géant Saint Antoine
L'association Les Géants de Flobecq

Nenhum comentário:

Postar um comentário