Translate

domingo, 1 de agosto de 2021

Arte de Fernandes Rodrigues no livro de "Zé Puluca De Todos Os Carnavais"

O vocacionado artista plástico, Fernandes Rodrigues de Oliveira, na tarde de hoje (01) confirmou sua participação no livro “ZÉ PULUCA DE TODOS OS CARNAVAIS. O artista que nasceu no Engenho Cacimbas, zona rural do município de Vitória de Santo Antão, Mata Sul do Estado, no dia 11 de julho de 1963, iniciou sua vida artística como aderecista carnavalesco, na cidade de Vitoria de Santo Antão. É um artista que domina grandes formatos, em trabalho que surpreende pelo realismo, expressão e força emotiva. As aptidões, presentes já na infância, ganharam impulso em 1989, quando começou a criar alegorias carnavalescas para os principais blocos da cidade, como Girafa, Camelo, Cebola Quente e Urso Branco. 

Um encontro ocorrido sete anos mais tarde, em 1996, levaria o artesão a escolher o barro como expressão maior de sua ação criativa. Foi quando conheceu o mestre Zezinho de Tracunhaém, que voltava à cidade onde nasceu para ministrar um curso a convite da Prefeitura. ”Com ele aprendi a técnica de ocar (retirar o excesso de argila de dentro da peça para evitar que quebre no forno), de levantar a escultura. Ele foi um grande professor”, recorda. No final daquele mesmo ano, mestre Fernandes foi convidado e começou a dar aulas para os internos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) de Vitória de Santo Antão. Uma oficina que deveria durar 30 dias, mas que se transformou em uma experiência de vida ao longo de três anos - até o final do Governo Miguel Arraes. “Eu aprendi mais do que ensinei. A relação com os 25 jovens me fez melhorar como pessoa”. 

Mestre Fernandes é um grande observador e estudioso da anatomia humana. Em esculturas, bustos e monumentos, tem como inspiração a cultura nordestina, sua história e sua gente - anônimos (vaqueiros) ou não (ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. Sua arte pode ser encontrada tanto em amplas praças públicas como em acervos de colecionadores em todo o Brasil. Participa da Feira Nacional de Negócios do Artesanato desde 2004, sendo premiado no Salão de Arte Popular em 2013, com a peça Salve Jorge (voto popular) e, em 2018, com a peça Apaixonados por Forró (primeiro lugar). Foi reconhecido mestre do artesanato de Pernambuco em 2016 e recentemente foi destaque na 5ª edição do Prêmio Culturas, realizado pelo Ministério da Cultura. 

“Mais um grande nome a fazer parte do livro de “Zé Puluca De Todos Os Carnavais”. O Mestre Fernandes Rodrigues, é um vocacionado artista de Deus. Além de escultor é pintor de tela a óleo e desenhista. Mais é no manejo do barro, que sua arte ganha vida. Diante de tudo acima mencionado, só me resta agradecer ao Mestre do Barro Pernambucano sua participação no livro comemorativo dos 10 Anos do Carnaval de Zé Puluca. Vida longa e prospera a você Mestre Fernandes Rodrigues”. Apontou Carlos Alberto. Presidente- idealizador do Carnaval de Zé Puluca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário