Translate

domingo, 20 de novembro de 2022

ALIANÇA/2023: Encontro de gigantes na celebração do 31º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto

A Direção do Carnaval de Zé Puluca, se prepara para participar do 31º Encontro Estadual de Maracatus do Baque Solte, na Cidade de Aliança. O evento que foi criado em 1990, pelo saudoso Mestre Salustiano. Será palco para um histórico acontecimento na cultura carnavalesca de Pernambuco. Pela primeira vez bonecos gigantes participarão do maior festejo de brincantes de Maracatus do Baque Solto, na cidade de Aliança. 

O referido encontro tem como finalidade de registrar justas homenagens ao saudoso Manoel Salustiano, o eterno Mestre Salu. Músico, cantor, dançarino brincante com cavalo marinho, forró de rabeca, mamulengo, ciranda, coco e maracatu rural.

Salustiano atuava também como artesão, confeccionando instrumentos e indumentárias. Filho natural de Aliança, Salu que nasceu 1945, faleceu aos 62 Anos em 2008. Fundador: Associação Estadual de Maracatus do Baque Solto (Aliança), do Centro Cultural Casa da Rabeca do Brasil (Olinda) e do Maracatu Piaba de Ouro (Olinda).

Com atuação em Cuba e na Europa. Em 1990, recebeu o título de “Reconhecido Saber” do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco. Em 2021, no Rio de Janeiro, se apresentou no Rock in Rio. Também em 2001, foi agraciado pelo Presidente da República, com o Título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural.

O encontro de gigantes contará com a presença dos bonecos de Zé Puluca e Mestre Salustiano. O evento que está marcado para a terça-feira (21) de Carnaval. Contará com Orquestra de Frevo e mais de 100 Maracatus de Baque Solto, com um público estimado de 15 mil brincantes.

“É com grande alegria que noticiamos esse Encontro que ficará marcado na história cultural de Pernambuco. Pela primeira vez em 33 anos de fundação, o renomado Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto, receberá dois gigantes da cultura carnavalesca pernambucana na alusiva forma de bonecos gigantes. O Encontro dos bonecos de Zé Puluca e Mestre Salustiano, faz parte do Projeto Literário “ZÉ PULUCA DE TODOS OS CARNAVAIS”. Depois de uma marcante passagem pelo Sertão de Pernambuco, onde o boneco de Zé Puluca brincou ao lado do Centenário boneco gigante de Zé Pereira (1919) e da boneca gigante Vitalina (1929) ambos da Cidade de Belém do São Francisco. E do marcante Encontro com os ilustres bonecos gigantes da Bicharrada do saudoso Mestre Jaime Cervada, da Cidade de Salgueiro. Agora o gigante de Zé Puluca seguirá firme, rumo a Zona da Mata Norte de Pernambuco. Berço de Maracatus. Cidade originaria do Mestre da Rabeca e do Maracatu Rural, MANOEL SALUSTIANO SOARES, o Eterno “Mestre Salu”. Pontuou Carlos Alberto. Presidente-fundador do Carnaval de Zé Puluca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário