Translate

domingo, 4 de dezembro de 2022

Ao som de Seresta, Centenário do saudoso Mestre Jaime da Bicharrada é comemorado em Salgueiro

No Sertão Central de Pernambuco, Salgueiro prestou justas homenagem ao saudoso aos 100 Anos do Mestre Jaime Cevada. Pai do Bloco Carnavalesco “A BICHARADA”. Falecido em janeiro de 2021, aos 98 Anos de idade. Mestre Jaime deixou para a história cultural de Pernambuco, um legado artístico de mais de 100 bonecos gigantes, sendo a maioria feitos de papel machê. Criado em 1946 o Bloco da Bicharada é uma das mais relevantes agremiação do frevo no alto Sertão Pernambucano.

Conhecida pela “rota das cantigas”, a Seresta que tanto em vida alegrou o coração do mais ilustre boêmio seresteiro e carnavalesco de Salgueiro (PE). Na noite de ontem (3), musicistas saudaram o Centenário do saudoso Mestre Jaime, com canções memoráveis. Sob a organização da Prefeitura Municipal de Salgueiro, em parceria com o setor privado da cidade. O evento que teve sua primeira edição em 2021, promovido pelo artista plástico Jaime Conserva (Filho), presidente do Centro de Arte Popular Mestre Jaime. Agora faz parte da programação oficial do aniversário do município de Salgueiro.

A cultura carnavalesca de Pernambuco é uma das mais belas do mundo. Graças a rica criatividade imaginária do povo pernambucano. Com uma incrível diversidade cultural, Pernambuco ainda desconhece seus valores momescos. Isso se deve à ausência da democratização de políticas públicas de apoio e incentivo financeiro, nas regiões das Matas Sul e Norte, Agreste e Sertão. Diferente da Região Metropolitana que acumulam uma concentração de investimentos financeiros, generosos. 

Pernambuco precisa ter um olhar especial para sua economia criativa. A exemplo de Belém do São Francisco, que em abril desse ano, inaugurou o Memorial dos 1º Bonecos Gigantes do Brasil (ZÉ Pereira e Vitalina). Muito mais que denominações de ruas, rodovias, praças, centros de culturais e prédios públicos. É preciso salvaguardar a memória dos ilustre mestres carnavalescos com: Capiba (Surubim), Mestre Jaime Conserva (Salgueiro), Dona Santa do Maracatu (Recife), Lula Vassoureiro (Bezerros), Silvio Botelho (Olinda), Mestre Salustiano (Aliança), entre tantos outros ilustres nomes. 

Se na cidade acima citada, fossem criados os Memoriais dos ilustres mestres carnavalescos. Pernambuco avançaria ainda mais para o fortalecimento do seu turismo festivo. Não apenas se limitando a Região Metropolitana no período de momo. É preciso fortalecer o turismo em sua totalidade, levando os pernambucanos a conhecerem também, as belezas das suas inúmeras culturas carnavalescas, nos quatro cantos de Pernambuco. Ao contrário que muitos pensam, assim como tem gente que nunca ouviu falar na Bicharada do Mestre Jaime (Salgueiro), a Mulher de Todos os Dias (Caruru), Zé Pereira e Vitalina (Primeiros bonecos gigantes do Brasil), no Bacalhau de Lula Vassoureiro (Bezerros) ... Existe muita gente do Interior de Pernambuco, que além de desconhecerem, O Homem da Meia-Noite e Bacalhau do Batata. Nunca se quer ouviram falar (Pasme!). Por tudo isso que nós carnavalescos devemos defender a valorização dos nossos mestres.

Viva o Centenário do Mestre Jaime Cevada, e sua eterna Bicharada!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário